sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Projeto Alternativo encaminhado à Prefeitura de São Paulo

São Paulo, 29 de maio de 2007

A Prefeitura Municipal de São Paulo

At . Dr. Marcelo Cardinalli Franco
MD Secretario da SIURBE – tel. 3337 9979

Prezados Senhores

Tomamos conhecimento pelo jornal OESP de 01/12/2006, no caderno Metrópoles, que está em curso o projeto de construção de avenida, dita de fundo de vale que tem a finalidade de interligar o Parque Panambi com a Avenida Jules Rimet. Novamente, no de 23 de maio de 2007, tivemos a confirmação da execução da obra e agora em ritmo acelerado.

Voltando ao tempo, na administração da Prefeita Luiza Erundina, no período de 1989 a 1992, ocorreu a sansão do famoso projeto imobiliário da LUBECA, com o inicio da corrida imobiliária daquela região, o que ao longo desses 18 anos, como se previa, ocorreu uma verdadeira explosão na construção de uma “nova” cidade (Panambi, Morumbi Sul), que continua em pleno vigor de crescimento, sendo que a malha viária da época, permanece exatamente a mesma, ou seja, os novos moradores dia após dia, engrossam os enormes congestionamentos na Avenida Giovani Gronchi, trazendo para os bairros os efeitos colaterais, com a circulação de veículos que buscam o “milagre”: conseguirem um jeito de atravessar o rio Pinheiros para seus afazeres do outro lado da cidade. O que se conclui é que, a grande maioria faz da região uma verdadeira cidade dormitório.

Com relação ao projeto em discussão, de levar por uma avenida de fundo de vale, passando pela favela do Paraisópolis e transformando a Rua Prof Américo Maurano, numa avenida, alternativa a Avenida Giovani Gronchi, não pode ser levada adiante pelas razoes que expomos:

1- O ponto final desse projeto se dá em frente do Estádio do São Paulo Futebol Clube, que já se encontra absolutamente saturado, ou seja, irá irrigar mais rapidamente a própria Avenida Giovani Gronchi.
2- Irá fazer com que os veículos fiquem perdidos por dentro do Jardim Morumbi buscando as mesmas saídas atuais, ou seja, que simplesmente não existem, pois as ligações das travessias do Rio Pinheiros se mantem as mesmas.
3- Será necessária a canalização de um córrego que ainda permanece aberto, que passa por trás do Colégio Porto Seguro, com uma postura totalmente errada ambientalmente, pois pelas atuais normas ambientais, os cursos dàgua não podem mais sofrer esse tipo de interferência. O que se pleiteia é que, para esse curso dàgua seja feito tão somente o saneamento, impedindo o lançamento de esgotos que a Sabesp vem erradamente fazendo. Acrescendo que, essa canalização irá provocar inundação à montante desse ponto, facilmente comprovado, pela constatação que a canalização de jusante não oferece condições de absorver mais volume de chuva, como pode ser verificado por varias inundações que vem ocorrendo dentro do São Paulo Futebol Clube.
4- Conforme pode ser examinada na foto do Google abaixo, a avenida irá ocasionar enormes prejuízos para os moradores do Jardim Morumbi, que terão seus imóveis desvalorizados e as condições de: segurança, barulho, poeira e de vida, severamente prejudicados e sem melhorar as condições de escape dos moradores do Parque Panambi e Jardim Sul.


No sentido de colaborarmos com a Prefeitura e seu corpo técnico, a nossa Associação desde já, propõem que se estabeleça uma comissão mista de entendimento, envolvendo os moradores do Jardim Morumbi, os moradores do Paraisópolis e também, os do Parque Panambi e Jardim Sul, para que essa comissão encontre uma alternativa, que não prejudique alguns moradores em detrimento de outros e que, interesses outros, que demonstram até esse ponto, serem totalmente obscuros e feitos, sem a menor consideração com a população, não continuem a na calada da noite a criar situações que no futuro não sejam revertidos.

Nesse sentido, entendemos que existem outras soluções técnicas que podem resolver os problemas de entrada e saída daqueles bairros e que não venha a prejudicar os moradores do Jardim Morumbi, conforme demonstra a reportagem.

Alternativa mais pratica: Construção de Ponte de Acesso ao Panambi (Bairro / Marginal sentido oposto), alternativa com a construção de marginal expressa e interligando a Avenida Jornalista Roberto Marinho






















Atenciosamente





Moradores do Bairro do Morumbi