sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Obra para a Copa?

Fiquei estarrecido com a matéria publicada no jornal em que é abordada a ligação via metrô de superfície (monotrilho) do Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi.
É inacreditável que as autoridades planejem uma barbaridade como essa, atravessando um bairro residencial, como é o caso do Jardim Morumbi, onde só há casas. Essa obra visa unicamente a atender a um jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, num estádio de futebol obsoleto, que, por falta total de planejamento urbano, se encontra incrustado num bairro residencial. Não sou contra o progresso, porém, agredir o bem-estar dos cidadãos, a natureza e a sustentabilidade me parece crime que deve ser evitado a qualquer custo.

ALBERTO SINGER

São Paulo

A Assessoria de Imprensa do Metrô informa que a Linha 17– Ouro (São Judas/Congonhas/ Morumbi), que utilizará o canteiro central da nova avenida (Perimetral Sul), em implantação na região sul, interligará todo o sistema metro ferroviário e seu traçado passará por áreas carentes de transporte coletivo. Com essa nova linha, a população terá fácil e rápido acesso a diversas regiões.O planejamento de novas linhas de metrô leva em conta todos os indicadores de deslocamento de pessoas, além da dinâmica urbana da metrópole, que se altera cotidianamente.

O leitor contesta:

É lamentável esse tipo de resposta-padrão do Metrô. Essa linha passará, sim, por áreas carentes, porém acabará com o que ainda resta de bairro residencial horizontal. O pior é que o governo do Estado e a Prefeitura nada fazem para impedir que as barbaridades urbanas proliferem.O correto neste caso seria construir o Metrô subterrâneo, mas se decidiu por uma obra mais barata e rápida. Isso é Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

"por falta total de planejamento urbano, se encontra incrustado num bairro residencial"
mas o estádio não foi construído antes das casas?pelo que eu sei o local onde foi feitto o murumbi não tinha nada.