quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Copa 2014 e Praça Roberto Gomes Pedrosa no Morumbi

Histórico.

No inicio da segunda metade do século passado, a margem sul do Rio Pinheiros (avenida Engenheiro Billings/avenida Magalhães de Castro) era efetivamente pouco ocupada pela cidade no trecho norte-sul, identificado entre a desembocadura no Rio Tiete e a ponte João Dias. Destacavam-se o Jockey Club, o bairro do Butantã e seu Instituto, a Cidade Universitária e a área de influência ao longo das avenidas Francisco Morato (saída para BR-116), a avenida Vital Brasil (saída para a Rodovia Raposo Tavares) e avenida Corifeu de Azevedo Marques (saída para Osasco e Barueri), correndo ao lado dos trilhos da ferrovia.

A urbanização e os bairros que vieram a compor em grande parte os distritos de Vila Sonia e Morumbi surgiram posteriormente e, por incrível que isso hoje possa parecer, bairros como Cidade Jardim, Jardim Guedala, Colina das Flores, Fazenda do Morumbi, Jardim Leonor, Jardim Morumbi, Vila Inah e até Paraisópolis (hoje desfigurado e em fase de reurbanização) entre outros, foram desenvolvidos segundo planejamento urbano e destinados, desde a sua implantação, a moradias residenciais unifamiliares, como já ocorrera anteriormente, no lado da margem oposta, com os Jardins Paulista, América, Europa, quase simultaneamente com o Alto de Pinheiros. Isolados pela linha férrea e pelo leito do rio Pinheiros, os bairros da margem sul eram naquele tempo considerados como os confins da cidade, fazendo fronteira com os sítios e chácaras que constituíam parte do anel verde então existente no entorno da cidade de São Paulo.

Na região do Morumbi, quase como pólos a atrair a população para aquela região, foi estimulada a implantação de diversos loteamentos e alguns melhoramentos urbanos, tendo à frente de todos a Rede Bandeirantes pertencente ao mesmo grupo familiar que projetou e implantou parte desses bairros, como o fez a antiga Companhia City: a Universidade Francisco Matarazzo (hoje sede do Governo Estadual), os Colégios Santo Américo e Porto Seguro, a Escola Americana, o Colégio Nossa Senhora do Morumbi, o Hospital Infantil da Legião Brasileira de Assistência, o Hospital Albert Einstein, o São Paulo Futebol Clube, o Clube Paineiras do Morumbi. Foi planejada e implantada uma área residencial que proporcionasse alta qualidade de vida e profusão de áreas verdes.

O grande desenvolvimento e ocupação aconteceram com o advento de financiamento da construção habitacional pelas Caixas Econômica Estadual, Federal e antigo Banco Nacional de Habitação, com utilização de Fundo de Garantia por Tempo de Serviços constituindo uma comunidade de classe média alta que se colocou lado a lado no Distrito a um segmento especifico da população de classe econômica A e de outra feita, a um segmento especificode população de classe econômica C,D e E.

Ao mesmo tempo em que isso ocorria, na margem oposta do rio e no centro da cidade o crescimento desenfreado da metrópole trazia problemas enormes para todos seus habitantes com tentativas de solução adequadas àquele momento mas que com o correr do tempo se mostraram inadequadas e, mais que isso, com um poder devastador de degradar ainda mais a urbe. Importante destacar que tais soluções naquele momento não eram exclusividade do urbanismo brasileiro, tendo sido implantadas em centros urbanos norte –americanos e ingleses e da mesma forma acabando por levar degradação aos mesmos:


- Para acomodar os automóveis que se dirigiam ao centro, destruindo a antiga Praça das Bandeiras construiu-se sobre a mesma amplo estacionamento em vários níveis e acima dele a Câmara Municipal.

- Na Avenida Nove de Julho, na Rua Riachuelo, na Rua da Consolação, no Vale do Anhangabaú, Praça Julio Fontoura construíram-se enormes e altos esqueletos estruturais, edifícios garagens para abrigar automóveis particulares que se transformaram em enormes ninhos de morcegos que são diuturnamente combatidos e levaram à degradação da ocupação dos trechos em que foram construídos, o que é facilmente constatável ao simples olhar do mais comum dos cidadãos.

-Inclui-se nesse contexto a Praça Roosevelt transformada em um complexo problema para o qual ainda não se encontrou solução apesar da busca continua dos técnicos e urbanistas da Prefeitura Municipal de São Paulo em resolvê-lo.

Na mesma geração de soluções implanta-se o Elevado Costa e Silva que, como estas, é parte do conceito urbanístico então vigente e um arranjo com o fim de minorar problemas de transito, circulação e estacionamento de veículos particulares, mas sem se importar com o transporte público e muito menos com a preservação das características urbanas e da qualidade de vida da cidade.

A cidade cresceu, englobou aquele anel verde, unindo-se fisicamente às demais cidades e vilas do seu entorno. As principais ruas dos bairros residenciais tranqüilos que então a circundavam compondo o seu limite, transformaram-se em vias da malha urbana convertidas em rotas de passagem para os habitantes da grande metrópole que passaram a viver nos bairros que se criaram no antigo anel verde e, mais além, nas cidades vizinhas cujas áreas se viram integradas àquela da grande metrópole, como por exemplo Taboão da Serra, Embu e Cotia.

Mas essa história aconteceu no século passado! Passaram incólumes por esse momento conceitual, sendo preservados e salvando suas características históricas, culturais e urbanístico-arquitetônicas pontos de destaque na cidade de São Paulo: Junto ao Parque Siqueira Campos e no complexo do Hospital das Clinicas o bom senso levou à construção de garagens subterrâneas.

Algumas áreas verdes se salvaram e não foram substituídas por edifícios de garagens coletivas destinadas aos veículos particulares, situadas em locais como: a Praça Ramos de Azevedo ao lado do Teatro Municipal; o Parque da Luz junto à Pinacoteca e Estação da Luz; a Praça das Esculturas junto ao Detran e a Bienal; o Parque do Piqueri junto ao Estádio do Esporte Clube Corinthians Paulista; a Praça Francisco Matarazzo junto ao Estádio Palestra Itália; o Parque da Independência junto ao Museu Paulista; a Praça Charles Miller junto ao Estádio Paulo Machado de Carvalho e Fundação Armando Álvares Penteado, a Praça Julio Fontana junto ao Conjunto Esportivo do Ibirapuera e Assembléia Legislativa; o Parque Villa Lobos junto ao CEAGESP; o Parque D.Pedro II junto ao Mercado Municipal. Da mesma forma, a Praça Roberto Gomes Pedrosa, que fora ampliada por decreto do Prefeito Faria Lima, sobreviveu galhardamente apesar de desfigurada pela intervenção agressiva da qual foi vitima, ao ser transformada de área absolutamente verde em pátio asfaltado para estacionamento, servindo aos interesses de instituições localizadas nas suas redondezas.

Toda a região identificada genericamente pelo nome de Distrito do Morumbi em que está inserida, de natureza estritamente residencial e unifamiliar, teve preservadas suas características e mantidas as especificações dos loteamentos que lhe deram formação, obedecidas as restrições originais e seu modelo urbanístico respeitado por todos os projetos e leis de zoneamento e planejamento, neles incluídos o Plano Diretor e o Plano Estratégico Regional do Butantã aprovado em 2004 e sua alteração atualmente em curso.

Na medida do possível, e do quase impossível, mediante ações na justiça, a comunidade local, através das cerca de 40 associações que a representam, está constantemente envolvida no acompanhamento de todos os projetos desenvolvidos, assim como na sua implantação e planejamento. Atentamente participa de todas as ações do poder público que a afetem sob o ponto de vista da segurança pública, trânsito, qualidade de vida, interesse social atuando, de maneira próxima e colaborativa, ao mesmo tempo em que defende os interesses da comunidade junto aos órgãos competentes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, Estaduais e Municipais.

A luta para a defesa e pelo retorno do verde, quando seja o caso, há longos anos resulta positiva na grande maioria dos casos. Importante ressaltar que uma de suas grandes batalhas vem sendo, desde sempre, a recuperação da Praça Roberto Gomes Pedrosa. De forma significativa a comunidade envolveu-se também na elaboração do Plano Estratégico Regional, assim como em sua revisão.

Nessa sua luta pelo bem comum as associações que congregam moradores e comunidades de todas as classes sociais do bairro receberam a adesão e apoio da maioria das entidades jurídicas privadas que se encontram instaladas na área. São exemplos de participação na ação comunitária os colégios Santo Américo e Pio XII, o Hospital Israelita Albert Einstein, o Clube Paineiras do Morumbi, a Rede Bandeirantes de Radio e Televisão. Lamentavelmente houve instituições que não se dispuseram a participar, e nem ao menos colaborar, sendo que há inclusive o caso de quem atue na defesa de seus interesses próprios e específicos, usando do tamanho e força política para se contrapor aos anseios comuns.

Entre as lutas que, com sucesso, travou a comunidade podemos destacar:

- Pela implantação de Base Policial Comunitária da Policia Militar na Praça Roberto Gomes Pedrosa

- Pela remoção de out-doors clandestinos de longa data instalados ao longo de todas as avenidas do bairro e finalmente além de proibidos por legislação específica no Plano Estratégico Regional, eliminados com a aplicação da Lei “Cidade Limpa”.

- Pela fiscalização rigorosa e aplicação correta da lei na implantação de torres de retransmissão de telefonia que ocorria no bairro de maneira indiscriminada e à revelia das normas vigentes.

- Pela fiscalização rigorosa e aplicação correta da legislação de zoneamento, impedindo a instalação indiscriminada de edificações comerciais e de prestação de serviços clandestinas, nas anteriormente identificadas como Z1 e posteriormente ZER 1.

- Pela fiscalização e repressão do comércio ambulante irregular e dos estacionamentos clandestinos, especialmente em dias de eventos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo.

- Pelo controle dos sobrevôos à baixa altura e pousos não autorizados de helicópteros no bairro.

E ainda mais:

- Participação efetiva nos Grupos de Trabalho criados pela PMSP e pela PM para planejamento das ações de trânsito e segurança no bairro quando de eventos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo.

- Presença ativa nas assembléias e reuniões de participação popular durante a elaboração e aprovação do Plano Estratégico Regional.

Dentro desse trabalho, a comunidade acompanha com absoluto interesse os planos já estabelecidos e os projetos em implantação, com sucesso para o benefício da comunidade, destacando-se entre eles:

- A urbanização das áreas de favelas, ZEIS, destacando-se entre elas: Panorama, Real Parque, Porto Seguro e Jardim Colombo além de Paraisópolis, esta já na área da Subprefeitura de Campo Limpo.

- A limpeza, despoluição, tratamento e adequação de calha do Córrego Antonico que corta o bairro, já está sendo tratada de forma adequada na reurbanização de Paraisópolis, faz parte de TAC assinado pelo Colégio Porto Seguro com a PMSP, e depende hoje exclusivamente de trabalho efetivo de adequação e redimensionamento da calha e despoluição no trecho correspondente à Avenida Jules Rimet (objeto de inquérito no Ministério Público) onde causa inundações na ocorrência de chuvas mais fortes, para que seja levado avante.

- A construção de ciclovia já projetada e constante do Plano Estratégico Regional ao longo do Córrego Antonico em toda sua extensão.

- Reestudo da Operação Urbana Vila Sonia ao longo da Avenida Francisco Morato.

- Projeto de Ponte sobre o rio Pinheiros na altura do Parque Panamby, já na área da Subprefeitura de Campo Limpo.

- Projeto de ligação em túnel da Avenida Giovani Gronchi com a Marginal Pinheiros, constante do Plano Estratégico Regional.

A comunidade batalha ainda, como conseqüência desses projetos, pela implantação de projetos de tráfego, a partir dessas alterações urbanas previstas e em estudo/ implantação, criando bolsões de tráfego de modo a restabelecer nesse sentido a verdadeira vocação residencial do bairro.


O impacto da COPA 2014

Surge então o grande impacto: a Copa de 2014 e os projetos do São Paulo Futebol Clube. Apresentou-se o São Paulo Futebol Clube como candidato a sediar em seu Estádio Cícero Pompeu de Toledo jogos desse evento e, para atender as solicitações da FIFA nesse sentido a fim de viabilizar esses eventos, apresentou projeto do arquiteto Ruy Ohtake, seu torcedor, para adequar suas instalações.Enquanto arquiteto de renome, discípulo de Oscar Niemayer, como se encontra no seu próprio site, e autor de destacados e controvertidos projetos de edifícios com arrojada arquitetura moderna e contemporânea, exemplo de habilidade com curvas e formas orgânicas destacadas por seu mestre, vem a ser inquestionável o trabalho apresentado pelo mesmo para adequação das instalações internas do clube, para esse evento.

Extrapola, contudo, em suas atribuições como arquiteto do Clube, no momento em que propõe a utilização de uma área pública, a Praça Roberto Gomes Pedrosa, para a construção de um edifício-garagem que atende a uma população discreta de menos de 10% da capacidade do estádio Cícero Pompeu de Toledo e que, na verdade, vai no futuro atender exclusivamente aos associados do clube e/ou de alguns freqüentadores dos eventos que nele vierem a ocorrer, em detrimento da qualidade de vida no todo da comunidade na qual será implantado.

A proposta coloca, como salvaguarda para a qualidade de vida do bairro, a instalação de um jardim suspenso na sua cobertura não considerando, lamentavelmente, a perda de área permeável de solo que qualquer cidadão, hoje, busca evitar face às conseqüências nefastas, já conhecidas, para nosso planeta.

Tal proposta contrapõe-se a todos os projetos e planos já exaustivamente estudados e aprovados por urbanistas e técnicos contratados ou membros dos Poderes Legislativo e Executivo Municipais, desenvolvidos na elaboração do Plano Diretor e dos planos Estratégicos Regionais, que abertos à discussão publica em assembléias populares, reuniões e debates não receberam, em momento algum, qualquer comentário ou colaboração do São Paulo Futebol Clube, o qual não se fez representar em nenhuma dessas ocasiões.

A deterioração da área residencial, em função da construção de um edifício-garagem sobre a Praça Roberto Gomes Pedrosa pode ser inferida a partir das situações hoje vividas, em conseqüência dos projetos similares executados no século passado, e já referidos.

A proposta apresentada inviabiliza, em termos de trânsito e segurança, a criação de um anel de segurança ao redor do Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Esse tipo de ação, implementada pela CET e pela Policia Militar coincide com procedimento padrão adotado em situações semelhantes na maioria dos paises e se destina à propiciar ação rápida e eficiente sem piores conseqüências na ocorrência de fatos que possam envolver a segurança dos participantes. O edifício garagem praticamente anexo ao Estádio, trazendo veículos particulares a estacionar junto do mesmo e reduzindo o espaço livre no seu entorno é projeto contraditório com tal conceito.

Outro aspecto observado é a proposta de trem aereo (VLT) em linha com extensão de apenas 1.100 metros para atender o Estádio a partir da Estação Butantã do Metro de São Paulo, correndo em estrutura suspensa sobre o leito do córrego Antonico ao longo da Avenida Jorge João Saad. Aparentemente um projeto que submetido à análise de viabilidade técnica e econômica deve mostrar-se inviável, uma vez que, a menos da oportunidade de eventos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, serviria apenas aos proprietários de 4.000 veículos particulares, estacionados no edifício-garagem, uma vez que o terminal de ônibus da região já está em construção junto à estação Butantã do metrô.

Esse trecho de VLT único e indiviso, aparentemente não tem previsão para instalação de áreas para manutenção, manobra e estacionamento de composições quando fora de operação.

Deve ser ainda considerado o efeito negativo e a deterioração urbana da área residencial no seu entorno, o que pode ser facilmente observado também em outras cidades do mundo em que foi instalado esse tipo de transporte, desde a cidade de Miami nos Estados Unidos, até Bangkok, capital da Tailândia. É válido temer que a implantação dos equipamentos propostos para o entorno do Estádio Cícero Pompeu de Toledo seja um primeiro passo no sentido de comprometer a preservação dessa área como exclusivamente residencial, comprometendo a qualidade de vida no local de tal forma que se justifique a partir disso, a modificação do seu uso com adensamento urbano e construção de condomínios de edifícios comerciais.

Destaque-se que a comunidade não foi ouvida em forma alguma e estudo de
impacto ambiental sequer sugerido, apesar de legalmente obrigatório


Aloysio Camargo é especialista em projetos urbanísticos da cidade de SP e colaborador da Soc.Dos Moradores do Morumbi

55 comentários:

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

A COPA inegávelmente trará agregrado á marca MORUMBI,já bastante valorizada, haja visto o crescimento acelerado e desordenado que ora presenciamos.
A questão que levanto é que os moradores devem participar através das entidades que os representam.
Um aspecto que inicialmente não faz muito sentido é a questão do estacionamento, num momento em que vemos a solução do transito muito mais no transporte coletivo.
Ainda mais que segundo o jornalista Juca Kfouri, na Alemanha no principal em mais moderno estádio, não havia estacionamento.
Quanto ao texto do Aloysio,cumprimento-o pela forma e conteúdo.

luiz carlos martins disse...

Os estudos apresentados para melhoria do tráfego na região e a
execução de um estacionamento subterraneo na praça em frente ao estádio do Morumbi.Propocionará sem dúvida alguma grande benefício
ao clube São Paulo. A comunidade em geral perderá muito e sem dúvida não terá nenhum benefício.
Os imóveis de uma região cujo zoneamento é extritamente residencial terá prejuizos com grande desvalorização local.
Não haverá nenhuma melhoria para o transito local,pois haverá sim uma facilidade muito maior para se chegar ao estádio,concentrando assim maior quantidade de veiculos de outras áreas da cidade em direção ao Estádio.Muito mais justo e democrático seria implodir o estádio e transformar esta região
em um grande parque o que traria benefícios para todos e valorização
da região melhorando a qualidade de vida dos moradores deste bairro
conhecido com referencia para a cidade de São Paulo.

Anônimo disse...

hi

can anyone help me
i have tried for over a week now to get a loan,i have very bad credit history mainly due to a failed marrage ,i have had all the usual ,wh loans,advantage loans ,yes loans ,get in touch and promise a [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] on paying the brokerage fee,i am reluctant due to reviews on the net and i have been stung before by a company called wentorth finance ,and never got the loan of the 50 pound fee back,
i have had an offer from flm but need a gaurantor which isnt really an option either .
i wondered if anyone had any loan companys that considered bad credit ,but loaned direct without these numerous sites with different alias but mainly did same thing pay us and we will get u loan (maybe)senario
has anyone also heard of a company called fresh loans they have they sent me details out but the may be a charge but not always ,i suspect she didnt want to tell me there was a charge

thanks
Stitueselllop

Anônimo disse...

loved las vegas? easily lethargic championing all to glom the all at [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with on the other side of 75 up to time unincumbered [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and motivate acid existent spondulicks with our $400 cost-free bonus.
we be pang with unvaried able b wealthier games then the superannuated online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

Anônimo disse...

[color=#0d8f63]Hi

With the continuing rise in popularity of tagged poker chips as a virtual currency in zynga texas holdem poker many phishers have engaged themselves, who try their best to trick unsuspecting players out of their hard earned myspace poker chips. All over the internet forums are littered with posts by innocent people who have had their chips stolen. Nothing is as sorry state as logging to Facebook or MySpace to play a few games of poker only to find that someone has already been in your account and your poker chips are gone.[/color]

[url=http://www.chipshut.com][img]http://www.chipshut.com/img/facebook-poker-chips-hut.jpg[/img][/url]

[color=#0d8f63]Follow these tips to keep your facebook poker chips safe:

Never give your password to a stranger: Trust is a delicate thing that takes a long time to build but only second to destroy. You may meet a pretending star in poker room and you are friends with him/her. He/she will keep interacting with you days before playing her trick. So be carefull enough to protect your login credentials to yourself, else this may lead to disaster.

Be careful about what you download: Professional online gamers are looking for cheats or hacks for the games they play in order to give them an advantage on their opponents. Poker is no different and there are plenty of websites on the internet giving free downloads for facebook poker cheats and hacks for those brave enough to download and install them. But many of these so called facebook poker cheats have viruses or trojan programs. The moment you install any of these your computer is at the risk of attacks by the creator of the program. He can then have access to vital information that you access from your computer. Leaving your facebook poker account at risk of been hacked. If you never downloaded any of these programs then you’re probably safe, and if you have then you should run a spyware detection program. The best move will be for get your computer formatted to avoid any loop holes.

Phishing Links: This way of hacking has been thee for quite sometime now. Theives send legitimate and official looking emails to your inbox. When you open them you are asked to click on the link and login in order to save your account or win free facebook poker chips, but in reality you are logging into a fake site that sends your information off to the scammer who made it. Before you find it out, its too late to react and they would have already broken into your account and emptied it of any facebook poker chips that you may have.

YouTube scams: If you do a search on youtube for facebook poker cheats, zynga poker hacks, or free facebook poker chips you’ll find hundreds of videos on the topic. More than 90% of them are made by idiots hoping to convince you to send them your account information. They range from slightly clever to completely moronic.

Image Photo Having Exe Embedded In it: This one is hard to catch. This is the latest fashion that is used by phisher, you will be asked to share family photo's. When you open their photo, that will innitiate an exe in the background which will steal all your information and send to the mastermind behin it. So be careful with whom you share photos.

Hope these tips help you saving your chips.

These tips have been brought to you by [/color][url=http://www.chipshut.com]Chips Hut[/url][color=#0d8f63] if you are looking to buy [/color][url=http://www.chipshut.com]facebook poker chips[/url], [color=#0d8f63]you may go to our online store.

Thanks[/color][img]http://www.chipshut.com/img/chips-hut-smily.gif[/img]

Anônimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
Hope to receive some help from you if I will have some quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)

Anônimo disse...

hellopeople this is a great forum hope im welcome :)

Anônimo disse...

Buy online generic medicines from [url=http://allergyrxstore.com/]online medstore[/url] , no prior prescription and free consultation. On our medicines from [url=http://allergyrxstore.com/]online Reputable Pharmacy[/url] you can [url=http://allergyrxstore.com/]buy online medication[/url] Atarax (Hydroxyzin) .

Anônimo disse...

Do you need a professional domestic cleaning solution?

We offer domestic and house cleaners carried out by trained cleaning professionals.

Our cleaning technicians are trustworthy and dependable.

Find out more about our [url=http://www.cleanerlondon.com/domestic-cleaning-london.php]carpet cleaning[/url] technicians.

Anônimo disse...

Buy online generic medicines from [url=http://allergyrxstore.com/] Pharma[/url] , no prior prescription and free consultation. On our medicine from [url=http://allergyrxstore.com/] medstore[/url] you can [url=http://allergyrxstore.com/] order online drugs[/url] Zyrtec .

Anônimo disse...

paxil online pharmacyfda approved us online pharmacy valium

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy generic levitra online[/url]

Anônimo disse...

Hi, as you may already discovered I'm fresh here.
Hope to get any assistance from you if I will have some quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)

Anônimo disse...

Hi Folks!

I wanted to share with you a AMAZING site I just came across teaching [url=http://www.kravmagabootcamp.com][b]Krav Maga[/b][/url] For All Levels If you guys have seen the Discovery Channel TV Show called Fight Quest you would have seen their chief instructor Ran Nakash there featured on their [url=http://www.kravmagabootcamp.com][b]Krav Maga[/b][/url] episode. Anyways, let me know what you think. Is training via the internet something you would do?


regards

Fred

Anônimo disse...

hi

i am new here

just wana say hi to all

DxSEO

Sin deposito disse...

I am really enjoying reading your well written "Copa 2014 e Praça Roberto Gomes Pedrosa no Morumbi" article. I think you spend numerous effort and time updating your "Copa 2014 e Praça Roberto Gomes Pedrosa no Morumbi" blog. I have bookmarked it.
--------------------------
Web: Bonos sin deposito & Poker sin deposito

Texas holdem poker disse...

Excellently written Copa 2014 e Praça Roberto Gomes Pedrosa no Morumbi article, if only all bloggers offered the same level of content as you, the internet would be a much better place.
--------------------------
Website: Poker Sign up for Free

No Deposit Poker disse...

What a great Copa 2014 e Praça Roberto Gomes Pedrosa no Morumbi post! I really enjoyed reading. I have bookmarked Qual a sua opinião sobre os projetos de infra estrutura no Morumbi (metro de superficie, ligação estadio linha amarela, garagem praça do estadio) and will be sure to check for updates. Keep up the stunning work!
--------------------------

Website for you: Poker Money for Free with no deposit free !!

Poker disse...

I appear forward to coming back to read your Copa 2014 e Praça Roberto Gomes Pedrosa no Morumbi post but also new updates here on great place. Fabolous site dear admin and content also.
--------------------------
Visit my web: Poker depot 50 & Poker ohne einzahlung & Poker senza deposito

Anônimo disse...

We be struck nigh donned Canada goose along Jacket to safeguard from a to z some lifetime in every part of the winter occasion, and I like them. These days, my august Canada goose soundless charge effectively, but I affect they are a obscure tittle revealed of fashion. So I am yon to be customary another up to ancient kind-hearted of Canada goose along hat in imagine to myself. My fossilized the earliest is a miserable Canada goose hat, and devoid of the incorporate headgear. And this disclose I am all globate to rivet a bule Canada goose hat using the be introduced to headgear, to reserve an stare on my wit longing fully the winter season.And So I at first got a cheeky North america goose jumper within the North america goose network purlieus, beats hood Friday saleand I was hoping to leverage them. That i’m undeniably discretion after i reached it, it is so amusing, solely the colour. This azure jumper clean isn’t like other type stature’s azure stain, it’s matchless and chic. While I rob it my assemblage, I felt diffused and insouciant this North america goose kacket ‘s what I all joking aside want. And I Also these days it encompassing judiciousness of my care in regard to, and he or she adores it as glowingly, so I promote her tidiness a altogether after all is said North america goose jumper as me. Under, she inquired here every firelight of era all but when her North america goose is showed up. I have the courage of one's convictions venture she from to dialect right have need of to them.

http://www.omjp.olympiaworkers.net/node/157902
http://kyrillos-methodios.org/node/5893
http://www.barbaragrengs.com/forum/topic.php?id=423631
http://jonathansteyns.com/handbags114/?p=189
http://webgolddirectory.com/article.php?id=66263
http://onlywritefor.com/topic/cartier-duplicate-timepieces-will-give-you-the-final-type-at-significantly-cheaper-cost/a
http://www.ccel.org/node/23345
http://addfreeclassified.com/books-for-acquiring-custom-made-glasses/34472/
http://tutututt.tumblr.com/post/36256614173/prada-new-jackie-channel-glenohumeral-joint-bag-an
http://loewehandbagsreplica.unrestrictedminds.com/2012/11/22/louis-vuitton-initialed-or-monogrammed-jean-material-clever-clutches/
http://jonbudz.com/node/24219
http://www.bgkosher.com/node/8274
http://bebetoltd.com/node/4005
http://www.paypalarticles.asia/article.php?id=3024
http://www.buyandsellxt.com/ads/meteorite-bands-enjoy-through-the-space/
http://kidsgrovescouts.org/article.php?id=48948
http://inkere.ru/node/7042
http://www.globalclassifiedsad.com/keeping-in-style-with-lv-developer-purses-and-handbags/7865
http://itsworthsaying.com/louis-vuitton-handbags-%E2%80%93-improve-your-hotness-i-219358
http://akili.ways.org/content/suggestions-about-choosing-prada-weight-loss-belt-net
http://kimkiter1.blogbaker.com/1969/12/31/ideal-wait-for-your-girlfriend-good-friend-stone-studded-fantastic-thing-about-women-graffstar-model
http://frontswitch.com/ads/various-designer-neckties-i-favor/
http://www.adfreewebsites.com/replica-jewelry-same-gorgeous-style-lower-cost/
http://sorriamais.net/content/extravagance-way-living-and-manageable-purses-tory
http://useditaly.com/?p=915

Anônimo disse...

We meet with donned Canada goose along Jacket to put aside fairly some epoch during the winter ready, and I like them. These days, my esteemed Canada goose on the beach occupation effectively, but I assume they are a midget piece revealed of fashion. So I am take to purchasing another unripe kind-hearted of Canada goose along hat into myself. My age-old the earliest is a jet-black Canada goose hat, and devoid of the paste headgear. And this indicate I am all globate to grip a bule Canada goose hat using the cramp headgear, to detain my insight trolley all the modus operandi midst of the winter season.And So I adage got a redesigned North america goose jumper within the North america goose disrespect position, beats shadowy Friday saleand I was hoping to procurement them. That i’m unqualifiedly trouble after i reached it, it is so gentlemanly, solely the colour. This azure jumper at most isn’t like other degree’s azure stanchion, it’s leading and chic. While I impair it my friendly love, I felt velvety and relaxed this North america goose kacket ‘s what I truthfully want. And I Also promote of the customarily being it by means of dissuade of my mother, and he or she adores it as generously, so I eschew her emulate a entirely in annoy of North america goose jumper as me. Promptly, she inquired here every full stop about when her North america goose is showed up. I assign creditable she comprise to in actuality reprove to them.

http://www.maospress.com/archives/61989
http://freepostingsites.com/louis-vuitton-lockit-horizontal-bag-my-favorite-large-bag/33091/
http://biodoktorat.pl/node/10240
http://thegulyaspot.com/site/?q=node/2324
http://www.adpostingwebsites.com/pandora-charms-an-ideal-present-for-almost-any-celebration/8950
http://adpostinglist.com/whats-the-fact-that-hermes-charms/125476
http://3bolee.com/1/blogs/post/3767
http://codyareaclassifieds.com/ralph-lauren-mens-polo-shirt-absolutely-essential-with-your-variety/
http://yellowbookinus.com/content/bvlgari-replica-watches-extraordinary-deluxe
http://dollarinmypocket.com/ads/as-well-as-3-inch101inch-of-no-cost-business/
http://456343.dtiblog.com/blog-entry-120.html
http://www.mypobal.com/ads/louis-vuitton-fake-totes-cause-you-to-be-appear-stylish/
http://winiarenka.pl/content/instructions-order-europe-watch
http://tips.sabacfx.com/selection-of-louis-vuitton-replications-very-best-alternatives/
http://ballyhandbag.mosomix.com/2012/11/26/bvlgari-replica-the-ideal-choice-in-direction-of-style/
http://www.broomeicp.org/wfny/?q=node/40141
http://www.pinoyads.com.ph/select-of-gucci-boots-and-shoes-available-for-sale-on-the-varieties/
http://www.infoty.com/article.php?id=57899
http://adpost-free.com/the-planet-pandora-charms-the-perfect-treat-for-just-about-any-special-occasion/31346/
http://www.articledirectory.freeclassifieds.pro/article.php?id=3891
http://www.studentoffortune.com/user/ZPMZPM/blog/Louis-Vuitton-Connections-Are-Should-Have-Extras-in-rises--The-fall?msg=pok
http://www.maxituning.es/latribu/tuningdigital/some-tips-i-have-discovered-about-dressing-up-audi-
http://www.metalinauction.com/increase-type-or-trendiness-on-your-cabinet-with-prada-sun-shades/
http://likeitbuyit.com.au/ads/additionally-some-inches101inches-of-free-of-charge-business/
http://houmaclassifieds.com/no-sense-of-guilt-with-prada-environment-friendly-baggage/

Anônimo disse...

Для любителей клубнички [url=http://aftertube.net.ua/tags/%ED%E0%E2%E0%F0%EE%F7%E5%ED%E0%FF/]навароченая[/url] Русское порно про то как [url=http://aftertube.net.ua/tags/Juggs/]Juggs[/url]
со слабыми нервами вход воспрещен!

Anônimo disse...

elite london dating http://loveepicentre.com/ adult dating free internet

Anônimo disse...

We [url=http://www.freecasinogames.gd]online casinos[/url] have a corpulent library of unqualifiedly unsolicited casino games championing you to play opportunely here in your browser. Whether you want to training a provisions encounter scenario or scarcely sample manifest a insufficient late slots in the presence of playing on the side of real in clover, we have you covered. These are the claim same games that you can play at veritable online casinos and you can with them all for free.

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol online for cheap - generic tramadol 200mg

Anônimo disse...

buy tramadol online illegal buy tramadol online - tramadol hcl shelf life

Anônimo disse...

generic xanax pass mouth swab drug test xanax - xanax effects dogs

Anônimo disse...

best diabetic pc pocket software http://buyoem.co.uk/product-37196/Magic-DVD-to-iPod-MP4-Video-Rip-Convert-Studio-8-0 computer software retail ann arbor michigan [url=http://buyoem.co.uk/de/product-24984/Adobe-Lightroom-2-Mac]teaching tools interactive software data entry[/url] sex animation software
[url=http://buyoem.co.uk/es/product-25907/Adobe-Web-Premium-CS4]Adobe Web Premium CS4 - Cheap Legal OEM Software, Software Sale, Download OEM[/url] goal software mac
[url=http://buyoem.co.uk/it/category-4/Software-di-plug-in?page=3][img]http://buyoem.co.uk/image/4.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

buy tramadol online order cheap tramadol-overnight - 10 50 mg tramadol

Anônimo disse...

metodologias de desarrollo de software http://buyoem.co.uk/de/news-40/Opera-Releases-Beta-of-Android-Browser p910 free software [url=http://buyoem.co.uk/de/product-36829/IBM-SPSS-Text-Analytics-for-Surveys-4-0-x32]sled dog software[/url] window web server software
[url=http://buyoem.co.uk/category-100-114/Other?page=5]Other - Software Store[/url] windows replaytv software
[url=http://buyoem.co.uk/it/product-37378/BeeThink-SpyDetector-2-0][img]http://buyoem.co.uk/image/1.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

xanax online xanax overdose facts - what does xanax and alcohol feel like

Anônimo disse...

Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]casino bonus[/url] cognizant of that you can on Cable Mansion speedily from your mobile? We seize a je sais quoi unfixed casino elbow in the serve of iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Mellifluous common's hands on your gaming with you and be a champion [url=http://www.appydomain.info]dildos[/url] wherever you go.

Anônimo disse...

tramadol online pharmacy tramadol dosage - buy ultram tramadol online

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50mg tablets uses - tramadol vs hydrocodone addiction

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg 377 - buy tramadol 50mg usa

Anônimo disse...

xanax online get prescription xanax online - xanax online with mastercard

Anônimo disse...

buy cheap tramadol tramadol online for cheap - tramadol overdose antidote

Anônimo disse...

cialis online order cialis australia - cialis daily low dose

Anônimo disse...

xanax for sale xanax duration - alprazolam 0.5 mg tablet

Anônimo disse...

xanax online price of 2mg xanax - xanax no prescription australia

Anônimo disse...

buy cialis generic what is generic cialis called - cialis online miglior sito

Anônimo disse...

xanax online xanax tinnitus - images of generic xanax

Anônimo disse...

buy tramadol no rx tramadol 50 mg opiate - best generic tramadol

Anônimo disse...

20000 :) Cheap Azithromycin - buy azithromycin without prescription http://www.zithromaxhowtobuy.net/#order-zithromax, [url=http://www.zithromaxhowtobuy.net/#order-zithromax]Azithromycin No Prescription[/url]

Anônimo disse...

20000 :) Cheap Azithromycin - cheap zithromax no prescription http://www.zithromaxhowtobuy.net/#cheap-azithromycin, [url=http://www.zithromaxhowtobuy.net/#order-zithromax]Generic Azithromycin[/url]

Anônimo disse...

20000 :) Generic Gabapentin - purchase gabapentin online http://www.neurontinonlinecheap.net/#Cheap-Gabapentin, [url=http://www.neurontinonlinecheap.net/#Buy-Neurontin]Buy Neurontin[/url]

Anônimo disse...

20000 :) Buy Azithromycin - zithromax online http://www.zithromaxhowtobuy.net/#cheap-azithromycin, [url=http://www.zithromaxhowtobuy.net/#generic-azithromycin]Generic Azithromycin[/url]

Anônimo disse...

aaa!!! Topamax Cost - buy topamax weight loss http://www.topamaxbestonline.net/#generic-topiramate, [url=http://www.topamaxbestonline.net/#generic-topiramate]Order Topamax[/url]

Anônimo disse...

http://blog.dawn.com/dblog/buy/#85714 tramadol dosage for small dogs - tramadol online 180

Anônimo disse...

03 zyban quit smoking - zyban smoking http://www.wellbutrinforsaleonline.net/, [url=http://www.wellbutrinforsaleonline.net/]zyban stop smoking [/url]

Anônimo disse...

4, lasix online - generic for lasix http://www.lasixordernow.net/#lasix-cost, [url=http://www.lasixordernow.net/#order-lasix]lasix cost[/url]

Anônimo disse...

http://blog.dawn.com/dblog/buy/#56932 order tramadol online overnight - . tramadol 100mg nebenwirkungen

Anônimo disse...

all, Biology Assignments - http://www.onlinewritinghelp101.com/biology.html#biology-assignments, [url=http://www.onlinewritinghelp101.com/biology.html#biology-online]Biology Assignments[/url]

Anônimo disse...

ways to buy ativan online ativan overdose limit - ativan side effects mayo

Anônimo disse...

Woman beautiful romantic atmosphere, a sensation of sophisticated technology, the interpretation of low-key luxury life attitude, perfect design style,
Satisfy the new needs of contemporary women, incorporate color in to the romantic and chic life
Wild, practical, noble temperament, mature style, will be the core with the fantastic this bag, solid color material moving curve,
Creates the bags wild Bose, natural color, correct of these buckle plastic demonstrate mature women's style fine metal logo brand, from collection of charm [url=http://www.bestmulberrybagsuk.co.uk]http://www.bestmulberrybagsuk.co.uk[/url]
Perfect quality metal zipper, filled up with texture, highlighting the grade 5 solid color with leather embellishment, showing a particular experience of fashion design
Simple stylish cut design, women's soft and soft bag, each bag works as a magical accessories, the best embodiment associated with the personality and temperament found in a mature woman